Para explicar o sistema de áudio 3D implementado por David Gracía Díaz , compositor e diretor de áudio de Hellblade – ele também já havia trabalhado na música de RiME –, sem entrar em detalhes técnicos, que nem entendo, precisamos conversar antes da ligação áudio binaural.

O áudio binaural é um método de gravação de som em que dois microfones são posicionados sobre um suporte que funciona como uma “cabeça” no qual existem dois microfones dentro de estruturas semelhantes às orelhas para que captem o som da mesma forma que faríamos. fazer. Isso é usado para fazer o usuário se sentir dentro do espaço , então a Teoria Ninja o usou para as vozes dentro da cabeça de Senua causadas por sua condição.

Para criar esse efeito de vozes dentro da sua cabeça, eles localizaram essas vozes em relação ao microfone binaural e não em relação à posição do jogador, então, mesmo que movêssemos a câmera, as vozes continuam a se mover ao nosso redor e não Senua . As vozes movem-se dentro de um espaço , com um nível de qualidade tal que parece que estão mesmo ao nosso lado, sussurrando nos nossos ouvidos, movendo-se em 360º.

Graças à qualidade do áudio e ao fato de não utilizarem um sistema anti-estouro , que eliminaria os sons residuais que criamos com a boca ao falar, podemos até perceber o movimento da mandíbula, sons da língua, o estalar dos lábios, gemidos, respiração.

Hellblade: Senua's Sacrifice e áudio binaural

Tudo isso detalha um realismo que parece espetacular e às vezes perturbador, porque você sente o que ela sente, muitas vozes falando com ela, culpando certos acontecimentos, censurando- a pelo que aconteceu e em geral aquela paranóia que sofrem algumas pessoas com psicose . É “divertido”, se assim podemos classificar, ver os atores, dançando, dançando e rodeando o microfone, se aproximando e se afastando enquanto riem, balbuciam, insultam e assediam o protagonista . É uma experiência terrivelmente comovente, principalmente sabendo que realmente existem pessoas que sofrem algo semelhante.

Todo o sistema de som, tanto as vozes gravadas com o sistema binaural quanto o design geral de áudio 3D utilizado em Hellblade, geram uma experiência única, já que a mixagem de áudio que García consegue dentro do jogo evita que repetições sonoras sejam percebidas ao caminhar, respirar e até mesmo lutar. Este realismo é alcançado, em parte, graças ao chamado Efeito McGurk . Este efeito consiste na união de diferentes sons juntamente com efeitos visuais que podem resultar no aparecimento de um terceiro som .

Para explicar mais resumidamente, se tivermos uma cachoeira ela atinge o solo ou a superfície de um rio; Aqui há sons diversos, como o som da água caindo da cachoeira e o impacto da água. Essa união de sons, com a referência visual que temos dentro do jogo da mesma cachoeira, faz com que o cérebro interprete mais sons do que existem em relação a eles graças à assimilação de conceitos e à forma como o cérebro percebe os sons , já que é sempre o mesmo. interpretar.

Fonte: https://www.navigames.es/articulos/hellblade-senuas-sacrifice-y-el-audio-binaural/

Please follow and like us:
Categorias: Notícias

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RSS